
O que preciso saber antes de vender meu imóvel?
Quem tem um imóvel disponível para a venda precisa entender alguns pontos antes de anunciá-lo. Como resultado disso, é possível ter o retorno desejado para o investimento e fechar um bom negócio. Dessa forma, questões como precificação, documentação e boas práticas para os anúncios costumam gerar diversas dúvidas nos vendedores.
No entanto, saber como lidar com todos esses processos é fundamental para atrair pessoas interessadas em encontrar a melhor oportunidade.
Portanto, para ajudar nessa tarefa, preparamos este guia com as principais dicas para vender um imóvel. Continue a leitura e saiba mais!
Analise o mercado
O mercado imobiliário muda bastante, o que afeta o volume de imóveis disponíveis para a venda, o valor de avaliação e a procura por parte de interessados. Então, entender como está o cenário é um dos pontos fundamentais para que você tenha condições de precificar corretamente e consiga negociar os termos para elaboração de um possível contrato.
Nossa dica aqui é: para se manter informado, procure notícias e previsões em portais especializados. Além disso, faça pesquisas específicas sobre a sua região. Se você ainda está em dúvidas sobre vender ou não o seu imóvel, essa também é uma ótima dica para determinar se esse é o momento ideal.
Verifique o valor do imóvel
A precificação é um dos pontos essenciais para garantir uma boa venda. O preço precisa estar de acordo com o mercado. Logo, não pode ser excessivo, pois isso afastará os interessados. Em contrapartida, também não deve ser muito baixo, porque resultará em prejuízos para quem quer vender. Sim, equilíbrio é tudo!
Sendo assim, após fazer uma análise de mercado, procure imóveis semelhantes aos seus. Porém, não se esqueça de considerar alguns pontos fundamentais, como:
- localização;
- tamanho;
- atributos (número de quartos, vagas etc.);
- estado de conservação;
- idade do imóvel.
Aliás, também vale a pena consultar o valor do metro quadrado (CUB/m²) na região para verificar se o valor está adequado.
Ao definir o preço, vale a pena já pensar na margem de negociação. Nessas horas, é comum que os compradores tentem negociar os valores, então é importante ter flexibilidade.
Contudo, a definição de limites ajudará a identificar o momento de encerrar a negociação e procurar outros interessados.
Procure uma plataforma para anunciar seu imóvel
Se o objetivo é vender o seu imóvel, e você precisa divulgá-lo. Uma ótima dica para isso é contar com uma plataforma completa, que lhe ofereça tanto a divulgação quanto o suporte necessário durante o processo. A internet é cada vez mais utilizada pelos consumidores e ganha mais espaço no mercado imobiliário, então essa alternativa ajudará a conquistar um bom alcance ao divulgar a venda.
Além de oferecer um espaço para o seu imóvel, algumas contam com serviços profissionais para fotografar ou até mesmo filmar o imóvel. Isso proporciona mais qualidade para a divulgação e atrai mais interessados. E existe outra vantagem: tudo é feito de forma prática e com menos burocracia, tudo pela internet.
Gluck – Venda seu imóvel de forma rápida e segura!
Organize-se para receber visitas
Quando surgirem interessados no seu imóvel, é preciso que você esteja disponível para as visitas, pois possivelmente eles vão querer analisar antes de fazer uma proposta. Facilite o acesso do intermediário, caso tenha ou organize sua agenda para não perder nenhuma visita.
Apesar de ser comum suspender alguns serviços, como energia elétrica e água, considere deixá-los ativos com o pagamento de taxa mínima. Fazendo isso, o comprador terá condições de avaliar todo o imóvel, sem riscos de problemas com a iluminação, e verificar o funcionamento de tomadas, torneiras e outros itens.
Caso você não possa acompanhar as visitas, conte com um corretor de confiança para fazer esse processo. Nesse caso, procure por uma empresa completa que ofereça esse serviço para ter mais tranquilidade e segurança durante o processo.
Agora que você já sabe tudo o que precisa antes de vender o seu imóvel, aproveite para colocar essas dicas em prática. Fazendo isso, sem dúvidas ficará mais fácil atrair interessados e encontrar as melhores oportunidades de negócio!
Este post esclareceu o assunto? Se você deseja vender um imóvel e busca uma parceria de confiança, entre em contato com a gente e veja como podemos ajudar!