
Gluckverso #004: Orgulho Geek, pizza e bitcoin no mercado imobiliário
Primeiramente, no Dia do Orgulho Geek (ou Nerd), nós não poderíamos deixar de utilizar o Glückverso para difundir a palavra da cultura pop. Se alguns anos atrás ser obcecado por filmes, livros e coisas legais era cringe, hoje não poderia estar mais em alta.
Aliás, só para você ter uma ideia, hoje em dia até mesmo o futebol entrou no universo geek. Loucura, né? Então, celebrando a data, essa edição do Glückverso promete te mostrar que de nerd e geek, todo mundo tem um pouquinho.
Pois bem, o que Pac-Man, Copa do Mundo, pizza e o mercado imobiliário têm em comum? A resposta você, assinante assíduo, já deve saber (e não, não tem nada de 42) estamos falando de 6 pontos de ligação. Prepare sua toalha, não entre em pânico e vem com a gente.
1 – Enquanto 300 nerds se reuniam para criar um Pac-Man humano…
O que Star Wars, O Guia do Mochileiro das Galáxias e a queda da monarquia de Discworld têm em comum? Todas essas referências da cultura pop celebram-se no mesmo dia: 25 de maio.
Como resultado disso, a comunidade nerd/geek abraçou a data para criar o Dia da Toalha, uma homenagem dos fãs do Guia do Mochileiro das Galáxias para Douglas Adams, autor da série, que garantiu que a toalha é o item mais indispensável para os viajantes espaciais.
Curiosamente, em 2006, exatos 16 anos atrás, 300 nerds de Madri resolveram se unir para reproduzir um Pac-Man humano, o que acabou viralizando na internet e fazendo essa data ganhar ainda mais peso ao redor do globo.
Leia mais em: TecMundo
2 – O Brasil se preparava para ser eliminado de uma Copa do Mundo…
Além disso, também em 2006, era realizada na Alemanha, a décima oitava edição da Copa do Mundo FIFA. Curiosamente, foi a primeira vez na história do campeonato que o vencedor do torneio anterior, o Brasil, precisou disputar as eliminatórias para poder conquistar um lugar na competição.
Apesar dos pesares, a seleção canarinha chegou como principal favorita na copa de futebol. Contudo, nem a empolgação de milhões de brasileiros e nem o time composto por muitos craques foi suficiente para evitar a eliminação assinada por Zinedine Zidane e a seleção francesa.
Leia mais em: Trivela
3 – O que teria sido evitado se Kratos estivesse no time (nós do Glückverso temos certeza)…
E, falando em futebol, em um comercial para a Liga dos Campeões da UEFA, a PlayStation apresentou um time imparável. No vídeo foi possível ver ícones do universo dos games entrando em campo.
Já imaginou Nathan Drake (Uncharted), Aloy (Horizon) e Kratos (God of War) batendo uma bolinha? Seria um torneio de outro mundo, não é mesmo? Os fãs das franquias FIFA e PES certamente teriam um grande e divertido desafio se esse crossover se estendesse para os videogames.
Leia mais em: Screen Rant
4 – Mas, tudo bem, pelo menos não terminou em pizza…
Quer dizer, algumas coisas até que terminaram em pizza, sim. Quando falamos de videogames, é impossível não lembrar da iguaria italiana. Antes que você pergunte que viagem é essa, saiba que o Pac-Man, um dos games mais famosos da história, teve seu herói inspirado em uma pizza com duas fatias faltando.
Além disso, trazendo um exemplo mais recente, uma atualização do Fortnite trouxe a Pizza de Cogumelo Glup como forma de curar um esquadrão de quatro jogadores.
E, saindo um pouco do universo dos games, mas sem deixar de lado a pizza na cultura geek, a Domino’s, em parceria com a Netflix, lançou um aplicativo no qual o usuário pode pedir uma pizza apenas movendo os olhos e músculos da face.
A ideia surgiu como uma estratégia de promoção da próxima temporada de Stranger Things. Convenhamos que pedir um lanche apenas usando poderes de telecinese é uma conquista para a comunidade nerd.
Leia mais em: Terra, Canaltech e Update or Die!
5 – E, pensando bem, poderia ter terminado em Bitcoin…
Ademais, a título de curiosidade, no último domingo (22) foi celebrado o Bitcoin Pizza Day. Para aqueles que não estão familiarizados com a data, vale dizer que em 22 de maio de 2010 foi a primeira vez que alguém relatou ter usado a criptomoeda para comprar bens físicos.
Acontece que Laszlo Hanyecz, um programador da Flórida, foi um dos primeiros mineradores de Bitcoin. Na época, ele anunciou em um fórum que queria comprar duas pizzas grandes e ofereceu 10.000 BTC em troca. Do outro lado da tela, o usuário Jeremy Sturdivant aceitou o negócio que hoje valeria cerca de R$1.426.152.268.
Leia mais em: Exame
6 – O que, segundo o levantamento do Glückverso, renderia um belo apartamento em São Paulo
Se a alguns anos atrás uma negociação com Bitcoin precisaria passar por fóruns, hoje os criptoativos são bem mais aceitos no mercado. Um bom exemplo disso pôde ser visto recentemente quando a Gafisa.
Acontece que uma das maiores incorporadoras do Brasil, anunciou que passaria a aceitar Bitcoin e outras criptomoedas como forma de pagamento para seus empreendimentos.
Aliás, selecionaram o Flow como a primeira aposta da empresa, afinal, suas unidades residenciais têm como alvo um público mais “digital” e ligado às tendências de mercado e inovações. Será que essa moda pega?
Leia mais em: Investing.com e Gafisa
É surpreendente como assuntos tão diferentes se conectam com apenas 6 graus de separação. Assim são os conteúdos especiais do Glückverso, que você pode acompanhar por aqui, toda quarta-feira, no Blog Glück.
Curta e compartilhe, para que mais pessoas embarquem com a gente nessa jornada que está apenas começando. Também não se esqueça de nos seguir nas redes sociais. Até a próxima!