
Glückverso #003: Museus, OVNIs, ex-BBBs e microapartamentos
No Dia Internacional dos Museus e não poderíamos deixar de mencionar esse evento aqui no Glückverso. Visto que nossa São Paulo é plural, temos um prato cheio para aqueles que gostam de explorar diferentes perspectivas da história, cultura e sociedade.
Além disso, museus podem não ser um filme do Doutor Estranho, mas nos fazem viajar por realidades alternativas. Pois bem, seguindo esse contexto, essa edição da nossa newsletter semanal se propõe a te levar por uma rota inimaginável.
O que museus, OVNIs, ex-BBBs e microapartamentos têm em comum? A resposta é simples: 6 pontos de ligação. Aperte o cinto e prepare-se para sair da sua zona de conforto, mas cuidado para não esbarrar em um disco voador.
1 – Enquanto o ICOM determinava o Dia Internacional dos Museus em 1977 (para o Glückverso celebrar anos mais tarde)…
Primeiramente, que o Dia Internacional dos Museus celebra-se em 18 de maio a gente já sabe. No entanto, um fato curioso nessa história é que isso foi decidido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) em 1977, um ano de muitos lançamentos.
Aliás, foi nesse período que estreou o primeiro filme da franquia Star Wars. Além disso, Fleetwood Mac apresentou o álbum Rumours – cujas músicas, quase 50 anos depois seguem sendo trend no TikTok – e a multinacional de Steve Jobs anunciou o primeiro computador da série Apple II, um grande avanço para a história da tecnologia.
Leia mais em: Click Guarulhos
2 – A Apple revolucionava a tecnologia e abria caminhos para o metaverso…
Coincidentemente, no dia 10 de junho de 1977, foi comercializado o primeiro Apple II. Embora o dispositivo contasse com muitos diferenciais em seu sistema e fosse revolucionário se comparado ao Apple I, um dos maiores feitos do aparelho foi abrir as portas de software para consumidores.
Dessa forma, graças a investidas como essa, hoje contamos com uma tecnologia antes restrita aos filmes de George Lucas. A Apple, inclusive, hoje está – segundo Tim Cook, atual CEO da empresa – “explorando tecnologias novas e emergentes” e investindo no metaverso.
Leia mais em: Cointelegraph
3 – Plataforma na qual existe hoje a primeira imobiliária do mundo virtual…
Cook assumiu a cadeira de comando da Apple Inc. após o falecimento de Jobs. Em seguida, o executivo compartilhou que a empresa de tecnologia vê “muito potencial no metaverso e estamos investindo de acordo”. Aliás, a maçãzinha não é a única de olho no futuro.
O frenesi em torno do projeto de Mark Zuckerberg é tanta que já existe até uma imobiliária voltada exclusivamente para o atendimento de pessoas interessadas em adquirir imóveis digitais. Intitulada Metaverse Property, a nova empresa do Grupo Metaverso já chegou a comercializar terrenos na plataforma por US$2,43 milhões.
Leia mais em: Casa Vogue e Metaverse Property
4 – Opa, o que é aquilo? É um pássaro? É um avião? Não, é um OVNI…
E falando em Meta, Zuckerberg já foi convidado algumas vezes a depor no Congresso…
[…] Vinheta do Plantão da Globo (ou do Glückverso, nesse caso):
Interrompemos essa programação para informar que um Objeto Voador Não Identificado foi avistado nos Estados Unidos. Quer dizer, bem mais de um. O Pentágono e as agências de inteligência dos EUA se reuniram no mesmo Congresso que Zuzu para informar ao mundo que estão investigando OVNIs e não, isso não é um filme.
Em suma, a audiência reuniu evidências coletadas por aeronaves militares e testemunhos oculares. “Estamos comprometidos com um esforço para determinar suas origens” disse o subsecretário de Defesa para Inteligência e Segurança. O que eles farão se esbarrarem em um extraterrestre? Fica aqui o questionamento
Fim do plantão […]
Enfim, em meio a Congressos, OVNIs e riscos de uma invasão interplanetária, Zuckerberg segue se ocupando com outras coisas, como: estar entre as 15 pessoas mais ricas do mundo, focar em projetos de realidade mista e investir parte de sua fortuna em 10 mansões diferentes.
Leia mais em: Estadão, Link e Yahoo! Finanças
5 – Ao contrário de Zuckerberg, ex-BBBs não estão conseguindo bancar mansões…
Enquanto o criador do Facebook investe em mansões de diferentes localidades como Palo Alto, Havaí, Lake Tahoe e São Francisco, outras pessoas não partilham da mesma oportunidade. Além disso, recentemente, os ex-BBBs Eliezer Neto e Larissa Tomásia, conhecidos por participarem do Big Brother Brasil 22, compartilharam que acharam um absurdo o preço cobrado para locação de imóveis.
“Eu pagava R$1500 no meu apartamento em Volta Redonda com três quartos, sala, cozinha, dois banheiros, varanda… Agora em São Paulo é quase 7 conto e quase não cabe eu (sic)”, desabafou Eli. Ademais, após ler o comentário do colega de reality show, Larissa relatou estar passando pelo mesmo.
Leia mais em: Revista Quem
6 – Porém, os microapartamentos estão passando por um boom em São Paulo (será que um dia o Glückverso fica popular assim?)
Se por um lado, o valor do aluguel na capital paulista subiu, do outro, a venda de imóveis cresceu 36,4% em relação ao mesmo período no ano passado. Coincidentemente, São Paulo está passando por um processo de boom de microapartamentos em bairros nobres. Em suma, os compactos são uma das tendências imobiliárias e entre 2014 e 2020 houveram 250 mil lançamentos.
O aumento de vendas de studios e apartamentos pequenos para as classes média e alta segue um padrão já notável nas áreas mais valorizadas de metrópoles estrangeiras. Só para ilustrar, em Nova York uma nova tendência é o banheiro compartilhado entre moradores de apartamentos compactos. E então, será que essa moda chega aqui?
Leia mais em: Agência Brasil e Estadão
Enfim, é surpreendente como assuntos tão diferentes se conectam com apenas 6 graus de separação. Assim são os conteúdos especiais do Glückverso, que você pode acompanhar por aqui, toda quarta-feira, no Blog Glück.
Curta e compartilhe, para que mais pessoas embarquem com a gente nessa jornada que está apenas começando. Também não se esqueça de nos seguir nas redes sociais. Até a próxima!