
Glückverso #002: Multiverso, millennials e imóveis de alto padrão
Após muita espera, o lançamento da sequência de Doutor Estranho ainda dá o que falar – assim como o do Glückverso. Intitulada Multiverso da Loucura, a produção explora as realidades alternativas do Universo Cinematográfico Marvel (MCU).
No entanto, aquela máxima de que “a vida imita a arte” se provou bastante assertiva, visto que o multiverso não é restrito à grande tela. Além disso, é incrível como esse conjunto de cenários possíveis conecta-se ao mercado imobiliário.
E então, bateu a curiosidade de saber como multiverso, millennials e imóveis estão interligados? O Glückverso dessa semana é sobre isso. Aperte o cinto e prepare-se para uma viagem de explodir cabeças – mas não da forma da Feiticeira Escarlate.
1 – Enquanto a sequência de Doutor Estranho deu o que falar…
Dirigido por Sam Raimi, o mesmo nome por trás da primeira trilogia do Homem-Aranha, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura surpreendeu o público. O filme estrelado por Benedict Cumberbatch e Elizabeth Olsen inovou ao trazer o gênero horror para o MCU e explorar – assim como o título do longa sugere – o multiverso.
Mesmo que de forma breve, o Mago Supremo da Marvel transitou por universos alternativos. Como resultado disso, tivemos a oportunidade de vê-lo em terras robóticas, pré-históricas, oceânicas, cúbicas e, até mesmo, em uma versão onde tudo parece uma página de história em quadrinhos.
Leia mais em: BuzzFeed e Screen Rant
2 – Não foi só o filme que explorou o multiverso – olha o Glückverso aqui…
Transcendendo as narrativas de ficção científica, o multiverso tem sido um conceito explorado pela ciência contemporânea. Segundo Andrei Linde, físico da Universidade de Stanford, “nossa compreensão da realidade ainda não é completa e [a realidade] é algo que existe independente de nós”.
Apesar da possibilidade de dimensões alternativas dividir opiniões, é um consenso entre muitos cientistas que o espaço e tempo que observamos não é a única realidade. Embora não existam evidências que comprovem realidades alternativas, o assunto não deixa de ser discutido na física.
Leia mais em: National Geographic e UNSW Newsroom
3 – Mas, o metaverso também é uma opção de universo alternativo…
O constante aperfeiçoamento das realidades virtual e aumentada tem propiciado grandes mudanças no mundo. Inclusive, o famigerado metaverso vai se apoiar em ambas para tornar-se possível. A plataforma anunciada por Mark Zuckerberg combinará as duas ferramentas para criar um mundo artificial ou universo digital.
Embora prometa impactar as mais diversas áreas (segurança, turismo, esporte, arte e entretenimento), o metaverso tem ganhado bastante espaço no mercado imobiliário e empresas como a Zillow já começaram a integrar a realidade aumentada aos negócios e estão entregando um tour virtual inovador de seus imóveis.
Leia mais em: Searching Engine Land e The Sentinel
4 – E as imobiliárias estão de olho nos terrenos digitais – vamos falar mais sobre isso aqui no Glückverso…
Em 2021, as vendas de imóveis no metaverso atingiram US$501 milhões. Já em 2022, apenas no mês de janeiro foram registrados US$85 milhões em vendas. De acordo com a projeção da MetaMetric Solutions, estima-se que a movimentação imobiliária na plataforma virtual chegue ao marco de US$1 bilhão ainda neste ano.
Além de utilizarem o metaverso para inovarem a experiência do consumidor, empresas do mercado imobiliário investem em terrenos digitais para garantir espaço naquela realidade. Assim como no mundo real, o metaverso contempla a valorização de imóveis.
Leia mais em: Financial Express, Estadão e ISTOÉ
5 – Mirando também nos millennials como compradores em potencial…
De acordo com um levantamento realizado pela Accenture, os millennials demonstram um interesse significativo pelo metaverso. Através de uma pesquisa que ouviu mais de 11 mil pessoas em 16 países ao redor do mundo, 51% dos participantes da Geração Y já compraram um bem virtual ou participaram de uma experiência ou serviço no mundo digital.
Além desses dados consolidarem os millennials como consumidores digitais em potencial, um estudo publicado pela revista “The Economist” ainda constatou que a geração do aluguel tem preferido comprar imóveis, deixando o aluguel de lado. Tal informação corrobora para um boom imobiliário dentro e fora do metaverso.
Leia mais em: Época Negócios, Veredict e Gazeta do Povo
6 – E, na vida real, estão aproveitando a valorização de empreendimentos de alto padrão
Falando em Millennials, essa geração já é maioria no Brasil, eles correspondem a cerca de 34% dos habitantes do país e pelo menos 50% da força de trabalho. Portanto, essa população expressiva afeta significativamente diferentes áreas da economia, incluindo o segmento imobiliário.
O relatório realizado pela National Association of Realtors revelou que 37% dos millennials são compradores de casas e apartamentos. Embora a Geração Y invista majoritariamente econômicos, houve um aumento de 14% no mercado de empreendimentos de luxo e alto luxo.
Esse aumento é reflexo do aumento da população de milionários do mundo. Em 2021, a Oxfam revelou o surgimento de um novo bilionário a cada 26 horas.
Leia mais em: Transformação Digital e Valor
É surpreendente como assuntos tão diferentes se conectam com apenas 6 graus de separação. Assim são os conteúdos especiais do Glückverso, que você pode acompanhar aqui no Blog Glück toda quarta-feira.
Curta e compartilhe, para que mais pessoas embarquem com a gente nessa jornada que está apenas começando. Também não se esqueça de nos seguir nas redes sociais. Até a próxima!